quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Resumão - Humanismo

Literatura Medieva
lHumanismo (século XV)
INÍCIO: nomeação de Fernão Lopes para cronista-mor da Torre do Tombo. (1418) TÉRMINO: Sá de Miranda traz da Itália a Medida Nova e outras inovações PAINEL DE ÉPOCA
· antropocentrismo: homem como centro do universo.
· a poesia independe da música.
· transição entre a Idade Média e o Renascimento.
· início da ascensão da burguesia.
· nova realidade Mercantil.
· crise do sistema feudal.
· crise na Igreja.
· fortalecimento da figura do rei.
· resolução de Avis em Portugal.
PRODUÇÃO LITERÁRIA
I) Historiografia Portuguesa: Fernão Lopes
· união do literário e do histórico.
· crônica histórica.
· imparcialidade na visão dos acontecimentos.
· interesse pelo lado humano dos acontecimentos que determinaram a história.
· critica o rei e os nobres em seus textos.
· causas econômicas e psicológicas do processo histórico.
· estilo coloquial.
· retrato psocológico dos personagens.
· três importantes crônicas: Crônica del-Rei D. Pedro, Crônica del-Rei D. Fernando e Crônica del-Rei D. João I
II) Teatro Popular: Gil Vicente
· iniciador do teatro popular em Portugal: Auto da Visitação.
· influência de Juan del Encina.
· satiriza o clero, a nobreza e o povo.
· retrata os valores populares e cristãos da vida medieval.
· critica, de forma contundente, a sociedade.
· temas de caráter universal.
· tipos humanos: o papa, o clero, o rei, a mulher adúltera, a beata, diabos, velho inocente, judeus, etc.
· peças de caráter crítico-social: Quem tem farelos?, O Velho da horta, A Farsa de Inês Pereira, etc.
· peças religiosas: Auto da Alma, Trilogia das barcas, etc.
Explicação das peças:
· Quem tem farelos? - história do escudeiro pobre que deseja namorar uma jovem mas é repelido por sua mãe.
· O Velho da horta - ridiculariza o velho que se apaixona por uma jovem.
· A Farsa de Inês Pereira - fala da mulher que deseja casar (“mais quero um asno que me carregue que um cavalo que me derrube”).
· Trilogia das barcas - retrata as almas dos mortos e sua espera pelas embarcações que as levarão ao seu destino: inferno, céu.
III) Poesia palaciana: Garcia de Resende
· Elaborou o Cancioneiro Geral: compilação de mil poemas publicada em 1516.
· Separação da poesia do canto e da música.
· Permanece ainda características do estilo das cantigas do Trovadorismo.
· Predomínio das redondilhas.
· Surgem o mote e a glosa.

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